Abrir cervejas com os dentes pode!?

O QUE ACONTECE?

Os pré-molares têm duas cúspides unidas por esmalte e dentina com um sulco profundo entre elas no qual se encaixa os dentes opostos. Ao pegar a garrafa e tirar sua tampinha de metal, a apreensão é feita por encaixe entre as duas cúspides. Ao fazer uma alavanca com a garrafa para remover a tampa, há uma força enorme que pode fazer “separar” as duas cúspides do dente que silenciosamente fratura-se sem sinal clínico e permanece como uma trinca com as partes bem adaptadas.

Apenas semanas ou meses depois começa a ter dor, mobilidade e sangramentos. Nas imagens radiográficas e tomográficas, a justaposição dos dois fragmentos dentários é tão discreta que nem permitem um diagnóstico imedia to. Este tipo de fratura vertical leva à perda do dente.

O movimento de alavanca da garrafa para remover a tampa desloca imperceptível e subitamente o dente no alvéolo: é um traumatismo tipo concussão. Pode lesar os vasos sanguíneos que entram na raiz e a polpa sucumbe por falta de irrigação o que se chama de Necrose Pulpar Asséptica.

Não há dor e o que faz procurar o profissional é a cor escura que interfere na estética. Aos poucos, os produtos da necrose tecidual atingem o forame apical e, embora não contaminados, são agressivos induzindo lesões, inclusive cistos. A abertura de garrafas com os dentes pode induzir reabsorções dos tecidos mineralizados do dente como a Interna, por Substituição e Cervical Externa. O paciente não faz relação com a sua mania de abrir cervejas com os dentes!

SUGESTÃO

Abrir garrafas de cerveja com os dentes deve ser desencorajado, pois a potencialidade agressiva é muito grande, inclusive com perda do dente. Nas propagandas, deve-se ter o cuidado para que este ato deletério não seja exposto, pois pode estimular sua repetição pelas crianças, jovens e adultos não esclarecidos. Os órgãos, associações e sociedades odontológicas devem atuar junto à mídia para suspender eventuais ocorrências que ocorre por desconhecimento dos produtores e idealizadores destas peças publicitárias.

Escrito por Dr. Alberto Consolaro

Fonte: https://www.dentalpress.com.br/portal/abrir-cerveja-com-os-dentes-alberto-consolaro/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s